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PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES? PARA ONDE VOCÊ OLHA MAIS?
PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES? PARA ONDE VOCÊ OLHA MAIS?

Abraham Shapiro

Você se concentra em oportunidades? Ou olha mais para problemas? 

Os problemas têm de ser resolvidos, é claro.  Não devem ser varridos debaixo do tapete. Mas a solução de problemas, por mais necessária que seja,  não produz resultados. Apenas evita danos. Explorar oportunidades, sim, é o que produz resultados.

Um exemplo de oportunidade? Mudanças. Toda mudança é uma oportunidade, e não ameaça. 

Outros exemplos? 

- Um sucesso ou fracasso inesperado – na própria empresa, num concorrente ou no segmento a que o negócio pertence. 

- Uma lacuna entre o que você está fazendo e o que poderia ser feito a mais em relação ao seu  processo, ao seu produto ou serviço . No século XIX, a indústria do papel concentrava-se nos 10% de cada árvore que podiam se transformar em polpa de madeira e negligenciou totalmente as possibilidades dos 90% que se tornavam resíduos. Veja quanta oportunidade existia e foi para o lixo!

- Inovar um processo, um produto ou serviço é outra fonte de oportunidade. 

- Trazer para dentro da empresa ou do dia a dia dos gestores novos conhecimento – outra situação clara de oportunidade.

Se você é um gerente eficaz, você irá colocar as suas melhores pessoas em oportunidades, e não em problemas. Explore isso. Peça a cada membro do grupo que prepare uma lista de oportunidades – a cada três ou seis meses.  Discuta com cada um e, depois de feita a seleção, crie uma lista geral e passe a explorar uma a uma. 

Você verá que esta prática se tornará um dos principais pontos fortes do seu negócio.