carregando...
Profissão Atitude
Princípios Práticos na Empresa
Princípios Práticos na Empresa
ABRAHAM SHAPIRO

Imagine que a sua empresa seja regida pelos seguintes princípios:
  • Enfrente os fatos concretos e construa uma cultura na qual as pessoas sejam encorajadas a dizer a verdade, mesmo que seja desagradável.
  • Esteja comprometido com a tomada de decisões baseada em fatos, o que significa estar comprometido em obter as melhores evidências e usá-las para orientar as ações.
  • Trate a sua organização como um protótipo inacabado – incentive a experimentação e o aprendizado  através da ação, do fazer.
  • Procure os riscos e as desvantagens do que as pessoas recomendam – até mesmo o melhor remédio tem efeitos colaterais.
  • Evite basear as decisões em crenças não testadas, mas fortemente mantidas, no que você fez no passado, ou no “benchmarking” acrítico do que os vencedores fazem.
Por isso, se há algo de imenso valor para qualquer empresa são os fatos. “Os fatos são nossos amigos”, especialmente quando desejamos elementos relevantes para a solução eficaz de um ou mais problemas.

A maior tolice que se comete numa empresa é a crença de que gerenciar é arte. É um pensamento errado e negativo com origem  na visão romântica da liderança onde o uso de evidências é igual à perda de criatividade e de autonomia.

Empresas precisam de gerentes. De bons gerentes. E gerenciamento é aprendizagem. É método e execução. O que passar disso é puro bla bla bla... e mais um monte de blás.