carregando...
Profissão Atitude
Preço não é o mesmo que valor
Preço não é o mesmo que valor

ABRAHAM SHAPIRO

O que é preço? E o que é valor? 

São duas grandezas que influenciam todo tipo de comércio. Muita gente as confunde e, por isso, eu quero tentar esclarecer.

Quanto vale um par de alianças de noivado? Este é um exemplo de valor afetivo. Alianças são  um símbolo social importante. Mas é claro que um par de alianças tem preço.

Porque as pessoas compram alianças? É pelo valor, pelo significado que elas representam. Este valor é maior do que seu preço. É por isso que elas compram. Se o preço fosse maior do que o valor, ninguém as compraria.

Suponha que, na data do noivado, a garota desista. O namorado ficou com o par de alianças sem atingir sua finalidade. O valor sentimental e simbólico acaba de se perder.

Se o jovem retornar ao joalheiro e oferecer as alianças de volta, nada garante que o comerciante recompre?   Caso sim, decerto levará em conta somente o preço do dia do ouro e possivelmente algum detalhe artístico. Dificilmente o noivo abandonado teria de volta o dinheiro que pagou. 

Seria diferente se o rapaz encontrasse alguém para quem as alianças tivessem o mesmo valor sentimental. Então ele reaveria seu dinheiro.

Portanto, valor é sempre uma avaliação subjetiva. É algo pertinente a certos aspectos da vida, como saúde, lazer, ambiente, família, história etc... itens que não têm preço.

Pense nisto: tudo, neste mundo, tem preço. Mas valor transcende a matemática, a lógica e as medidas. Depende, sim, de sentido, de propósito... de significado.