carregando...
Profissão Atitude
Por que precisamos de educação?
Por que precisamos de educação?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

A educação faz de nós seres civilizados. Mas educação também pode nos escravizar. Tudo depende do conteúdo e do que se faz com ele.
Se você gosta de ler, saiba que toda leitura deve ser feita com boa dose de crítica.  Ao ler os clássicos, não é para que você viva segundo o modo dos grandes pensadores de séculos passados, mas para extrair o melhor de sua sabedoria e ser melhor hoje, aumentando a sua capacidade de discernimento e prudência.

Não se admira um mestre ceramista pelo seu conhecimento sobre o barro, mas por sua expertise em dar forma ao barro.  Igualmente, não se admira um sábio por aquilo que ele aprendeu, mas pelo muito que pode ensinar.

Uma boa metáfora diz que a educação deveria consistir em algo como uma longa viagem que partisse dos clássicos e às vezes acabasse na Lua. Um pensador certa vez disse: “Educação é algo admirável. Mas é bom lembar que nada que valha a pena saber pode ser ensinado”.

É bom aprender Matemática, História, Biologia, Literatura e Línguas. mas viver é uma arte que aprendemos ao longo do caminho. Esta, aliás, devia ser a única educação que realmente vale se importar. É uma pena que, para a maior parte das pessoas isto se restrinja à infância e à juventude.

Deixar de aprender é estar morto ainda que existindo.