carregando...
Profissão Atitude
PODER NÃO É PARA QUEM QUER
PODER NÃO É PARA QUEM QUER

Abraham Shapiro

Em 2016 eu tive a oportunidade de participar e acompanhar a elaboração de vários planejamentos estratégicos de empresas.

Alguns me chamaram a atenção. Vi empresas que ficaram todo o tempo centradas em quanto dinheiro querem fazer.  Também vi outras que tiveram seu alvo ?fixado ?em estabelecer metas de margem de ganho, mas destinaram previamente a parcela de investimento com que irão fortalecer seus valores sociais.

Não há nada errado com? ?lucros. Tenho como princípio pessoal – e diretriz nas minhas consultorias – que ?R?esultado ?F?inanceiro é o indicador ?mais realista e completo ?da satisfação de todas as entidades envolvidas em qualquer empresa.

Também não há problema algum em lutar pelo sucesso, assim como pelo poder de influenciar acontecimentos e pessoas.  Ao contrário. ?Os indivíduos que se sentem impotentes e frustra?m-se por isso?? são mais perigos?o?s para a sociedade do que ?o?s que conhecem os efeitos de sua influência,  pois serão capazes de, no desespero, fazerem coisas terríveis para obrigar os demais a levá-los a sério.

Eu gosto de dinheiro e também me afeiçoo do Capitalismo. Em contrapartida, sinto haver muita coisa que não cai bem à perseguição obstinada por faturamento e lucro. Uma delas é afastar empresas e negócios de seu “porque” e não proporcionar ao cliente uma experiência emocional de consumo – o que é vital para a manutenção de muitos negócios.

Buscar exclusivamente lucro e poder sem responsabilidade e valores pode deixar quem os almeja numa posição em que a única coisa pior do que não atingi-los seja alcançá-los.?