carregando...
Profissão Atitude
Planeje renovar a sua energia pessoal
Planeje renovar a sua energia pessoal
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

O progresso em direção aos nossos objetivos nunca foi e nunca será uma linha reta, mas um trajeto cheio de altos e baixos, obstáculos e desafios. Você vai subir, descer um pouco, dará  dois passos para frente, um passo para trás, terá barreiras... Entendeu? Esse é o ritmo.

No entanto, eu encontro “n” pessoas que se sentem desanimadas quando escorregam um passo atrás depois de dois passos para frente. Elas acham que estão fracassando ou já derrotadas. Não é isso. Trata-se apenas do ritmo natural do progresso.

Uma vez que você passe a entender esse ritmo, pode trabalhar COM ELE em vez de CONTRA ELE e até planejar um passo para trás.

Aliás, uma das características das pessoas otimistas é que elas sempre planejam um tempo para se recuperar.  Desde sempre elas sabem que  em algum momento sua energia vai decair. Aprendi com a Lei da Entropia, em Termodinâmica,  que qualquer sistema quando abandonado acaba parando, a não ser que receba uma injeção de energia.

Os pessimistas não planejam recuperação nenhuma porque acham que isso é bobagem. Eles seguem o raciocínio do tudo ou nada e ficam ressentidos  quando o mundo não é perfeito. Acham que dar um passo para trás significa que tudo está perdido. “Se minha mulher me amasse de verdade, não teríamos que reacender o romance” – é o que um pessimista diria em desprezo a uma segunda lua de mel.

O ponto é: reserve um tempo para se recuperar e voltar à sua energia de batalha. Você e eu precisamos disso mesmo quando estamos num ponto alto da vida ou da carreira. É claro e óbvio, pois a qualquer momento você vai precisar planejar uma renovação.