carregando...
Profissão Atitude
PERDIDO NA FLORESTA
PERDIDO NA FLORESTA

Abraham Shapiro

Muitos empresários creem existir soluções prontas e certas para os problemas de seu dia a dia. Talvez por isso deixem ao segundo plano a meta de formar uma equipe de trabalho que, com eles, fortaleça seu negócio e o solidifiquem no médio e longo prazos.

Pouquíssimos homens de negócios se preocupam em identificar pessoas com caráter e  competências  suficientes para trilharem junto deles a rota rumo ao sucesso.   Todo mundo quer isso, mas não sabe como fazer.

Ouvi uma história que se aplica à compreensão do que eu desejo comunicar aqui.

Um homem saiu para uma caminhada na floresta e se perdeu. Andou horas e horas tentando vários caminhos, porém nenhum o levava à saída. De repente, ele vê outro homem ao longe e pensa: "Graças a D-us, uma pessoa por aqui!" Então ele grita: 

- "Ei! Você pode me mostrar o caminho de volta para a cidade? 

E o outro responde: 

- “Não. Eu também estou perdido. Mas podemos nos ajudar um ao outro. Eu lhe mostro os rumos que já tomei sem sucesso e você me mostra os seus. Isto vai nos auxiliar a encontrar o caminho da saída juntos".

Hoje eu estou convencido sem qualquer dúvida que é assim que se forma uma equipe: 

1º. Reconhecendo que ninguém tem resposta a todas as perguntas – por mais experiência e conhecimento que tenha juntado, e 

2º. Ouvindo com humildade e simplicidade as boas e más experiências dos demais a fim de colocar tudo no “liquidificador de ideias” e obter o consenso útil e viável à superação dos obstáculos. 

3º. Identificando pessoas dispostas a um trabalho sistemático ao bom e velho estilo: “a prática traz a perfeição” ou “é trabalhando duro que se chega lá.” 

Se você acredita nisso, pense a respeito e aja.