carregando...
Profissão Atitude
Pare de utilizar expressões fortes na sua fala
Pare de utilizar expressões fortes na sua fala

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Tenho ouvido pessoas dizerem coisas sérias demais, como: “dá vontade de me jogar pela janela", "vou cortar os pulsos" ou, "tenho de me matar", quando simplesmente estão cansadas ou não  conseguem alguma coisa que desejam muito. Além disso, é cada vez mais banal o uso de expressões como "hoje estou deprimido", "fulano é bipolar" e outras. O ponto é que a  nossa linguagem se alimenta de termos clínicos complicados para definir situações corriqueiras do cotidiano. E opior é que isto sempre vem com forte conotação negativa.

Muita gente enfrenta transtornos mentais. As estatísticas apontam que muito em breve um em cada quatro, ou 25% da população, terá algum tipo de problema de saúde mental ao longo da vida. Porém, é essencial saber que esses problemas continuam sendo socialmente pouco conhecidos. E o mais importante é dizer que eles não têm origem numa simples "fraqueza" ou "culpa" da pessoa.

Eu aconselho você a não usar nomes de transtornos cujo significado é geralmente desconhecido – mesmo que você tenha lido a respeito no Google. Isto evitará que você contribua para a criação de estigmas para as pessoas que realmente são limitadas por eles e consequentemente fará do seu ambiente um lugar menos etiquetado por situações aleatórias que podem também ser socialmente negativas.