carregando...
Profissão Atitude
PARADOXOS
PARADOXOS

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

“Numa cidadezinha, todos os dias um barbeiro faz a barba de todos os homens que não se barbeiam a si próprios, e de mais ninguém”.

Este é o famoso Paradoxo do Barbeiro.

Para quem ainda não sabe, paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que contém uma contradição às vezes muito sutil.

Imagine uma empresa familiar em que os membros da família que são executivos e trabalham no negócio querem reinvestir os lucros na própria empresa, enquanto os acionistas da família que não trabalham querem receber dividendos cada vez mais altos. Este é um paradoxo em que a decisão de excluir um e ficar com o outro não traria paz e nem seria a solução adequada.

Nelson Rodrigues, o teatrólogo e jornalista brasileiro, disse: “Toda unanimidade é burra”. Muita gente citar isto como demonstração de cultura. Mas ninguém pensa que, no momento em que todos concordarem com o contexto da frase ou mesmo com sua beleza, estarão sendo unânimes e, portanto, burros.

Voltando ao Paradoxo do Barbeiro, se você pensar melhor sobre ele, concluirá que se o tal barbeiro não faz a própria barba,  então ele teria de fazer a barba a si mesmo. Contudo, se ele se auto-barbear, de acordo com a regra, ele estará impedido de se barbear. Portanto, este paradoxo é impossível.  

Por outro lado, os paradoxox das empresas familiares têm solução possível. E depende de planejamento e da experiência de profissionais que sabem quais são e como implantá-las.

Não delongue a decisão de facilitar a perenidade dos seus negócios, contrate profissionais que lhe ajudem a superar todos os paradoxos e dificuldades que surgirem.