carregando...
Profissão Atitude
PARADIGMAS:  ENTENDA DEFINITIVAMENTE O QUE É
PARADIGMAS: ENTENDA DEFINITIVAMENTE O QUE É

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Eu ouço pessoas usarem a  palavra “paradigma” a esmo. Será que sabem o que estão falando?

Paradigma significa “padrão ou modelo de pensamento que influencia o modo como nos comportamos”. É como um mapa que nos ajuda a decidir qual direção seguir. Este mapa determina o que fazemos. E a atitude que tomamos determina os nossos resultados. Logo, se mudarmos os paradigmas, o nosso comportamento mudará e, como efeito, também os resultados.

Stephen Covey em seu livro “A Terceira Alternativa” dá um exemplo interessante de paradigma. Conta ele que, quando o tomate foi levado das Américas para a Europa pela primeira vez, um botânico francês identificou-o como o temido “fruto proibido” do qual falavam os antigos estudiosos. Comer um tomate, segundo aquele botânico, causaria espasmos, espumação pela boca e morte.

Assim, os primeiros colonos europeus na América não chegavam nem perto de tomates, embora os cultivassem em suas hortas como plantas decorativas. Ao mesmo tempo, uma das doenças mais perigosas enfrentadas pelos colonos foi o escorbuto, provocado pela falta de vitamina C — abundante nos tomates.  A cura estava bem ali, em seus quintais, mas eles morriam por conta de um paradigma errado.

Lá pelo século XVII, novas informações surgiram e o paradigma mudou. Os italianos e espanhóis começaram a comer tomate, o que tornou-o popular e saudável.

Como visto,  muitos séculos antes de os italianos fazerem molhos de massas e pizzas o tomate já era consumido nas Américas.

Tudo pode mudar sempre, principalmente os nossos modelos mentais. E na verdade, é isso o que faz a maior diferença na História pessoal de cada ser humano e no mundo.