carregando...
Profissão Atitude
PALHAÇADA QUE CUSTOU CARO
PALHAÇADA QUE CUSTOU CARO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Um vendedor de refrigerantes de Minas Gerais participou de uma palestra motivacional de vendas em que foi convidado a rebolar em público. Após isto, ele moveu uma ação jurídica contra a empresa. Vai receber uma indenização por danos morais. Tive conhecimento do episódio numa nota da assessoria do Tribunal Superior do Trabalho. Ele alega que após o evento, passou a sofrer bullying a ponto de seu chefe fazer chacota em público sobre sua opção sexual.

Há empresas demais para quem motivação é sinônimo de palhaçada e algazarra durante uma convenção.

Levam os funcionários a um bom hotel, contratam palestrantes que se aproveitam desta crença maluca e, com dinâmicas questionáveis – e às vezes até imorais –, cobram uma fortuna para promover gritarias e piadas com que imaginam provocar mais vendas.

Motivação não é isso, mas algo interior ao ser humano. O que motiva funcionários é o ambiente de trabalho respeitoso, psicologicamente saudável e ações objetivas, como treinamentos e orientações que visem à produtividade. Ensine “o que” eles devem fazer, “como” fazer e “o padrão de desempenho” que é esperado. Depois, remunere-os por méritos mensuráveis.

O entusiasmo que provoca uma palestra destrambelhada de gritos e farra é instável e desaparece em poucas horas. É estupidez! Aquela empresa de Minas com certeza aprendeu esta lição.