carregando...
Profissão Atitude
Outras diferenças entre gerenciar e liderar
Outras diferenças entre gerenciar e liderar

ABRAHAM SHAPIRO

Há uma lição básica sobre a diferença entre gerenciamento e liderança.

É fácil entender.

Gerenciar relaciona-se com ‘fazer as coisas’ – as operações de cada dia necessárias para que as táticas sejam executadas.

Liderança, por outro lado, tem a ver com as pessoas. É menos sobre fazer e mais sobre ser e estar. É  o cuidado que se tem com aqueles que realizam. É o que você  valoriza neles e quanto se disponibiliza para lidar com suas reais condições a fim de elevá-las e atingir os resultados que foram estabelecidos.

Quando estamos preocupados com o aspecto tático – os prazos,  as métricas,  o orçamento, o projeto em si –, temos menos tempo para nos dedicar às pessoas que fazem tudo isso acontecer. 

O líder é aquele que canaliza sua energia para fortalecer as pessoas responsáveis por produzir resultados e as apoia para que assumam cada vez mais responsabilidades. Ele constrói relacionamentos sadios entre elas e ele para que a base seja a confiança. Então, ele promove a capacitação destas pessoas para que superem suas fraquezas e estejam em condições de se lançarem à tática.

Agora permita-me uma pergunta. Se você tem um grupo de pessoas debaixo da sua direção, qual porcentagem do seu tempo é investida em gerenciar e liderar? 

Consegue notar a importância de gerenciar e liderar em suas necessárias proporções?