carregando...
Profissão Atitude
O SUCESSO QUE  SE ESCONDE POR TRÁS DOS DESAFIOS
O SUCESSO QUE SE ESCONDE POR TRÁS DOS DESAFIOS

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Todas as pessoas bem sucedidas que eu conheço sofreram algum revés que tiveram de superar com autoconfiança e  esforço – muitas vezes sem recursos financeiros e sem ajuda alguma. Outros indivíduos em lugar delas teriam desistido para sempre. Mas elas persistiram, enfrentaram o desgaste, o cansaço e não viram a luz no fim do túnel durante a maior parte de seu percurso. 

Foi exatamente assim com J.K. Rowling,  autora de um dos maiores bestsellers de todos os tempos – um fenômeno que gerou uma fortuna significativa.

Ela disse de si mesma que se sentia o maior fracasso que jamais existiu ou conheceu, e atribui grande parte de seu sucesso ao efeito deste fracasso. Estava sem dinheiro, não se saía bem em emprego algum e acabou decidindo fazer a única coisa que amava: escrever uma história que sempre teve em mente:  Harry Potter. 

Em seu discurso, na Universidade Harvard, ela declarou: 

“As nossas falhas existem para arrancar fora de nós tudo o que é dispensável, mas não temos coragem de fazê-lo até vivermos uma crise. Eu parei de fingir que era mais do que realmente era. Concentrei toda a minha energia no único trabalho que importava para mim. Se eu tivesse tido sucesso em outra coisa, talvez nunca teria tido determinação para a área à qual eu realmente pertencia. Eu me libertei do meu maior medo. Então vi que eu ainda estava viva, que tinha uma filha a quem adorava, uma velha máquina de escrever e uma ideia que me atraía. E então, o fundo do poço se tornou um piso sólido desde onde eu reconstruí a minha vida”.

É claro que alguns lutaram e não conseguiram alcançar o sucesso. Mas tiveram a dignidade de lutar e deixaram o exemplo.  Por isso é perfeitamente possível afirmar que todo aquele que procura a saída mais fácil quando desafiado, não alcança os melhores resultados. Será, no máximo, medíocre.