carregando...
Profissão Atitude
O real valor do Merchandising
O real valor do Merchandising

ABRAHAM SHAPIRO

Qual valor você dá ao merchandising? E a sua empresa? 

Para quem não está acostumado com o termo, merchandising tem por finalidade colocar o produto no ponto de venda da forma mais atraente para que a venda aconteça. Suas bases são visibilidade e facilidade de acesso ao consumidor potencial.

Merchandise, em inglês, tem dois sentidos. Como substantivo, significa ‘mercadoria’. Já como verbo traduz-se como ‘negociar’. A terminação ing normalmente denota ‘ação’. Assim, pode-se interpretar merchandising como ‘ação na mercadoria’ ou ‘ação na negociação’.

Eu particularmente vejo o merchandising como uma tática. Tática que realiza o plano de marketing no PDV. Acontece que tática alguma é simples ou fácil de ser praticada com  a necessária qualidade. De nada adianta a estratégia  ser perfeita se aqueles que forem colocá-la em prática não tiverem a expertise e a ciência requerida.

É no PDV que a coisa, de fato, acontece. É lá que os resultados são produzidos. E o sucesso no PDV depende totalmente do merchandising e de quem sabe realmente fazê-lo.

Portanto, merchandising jamais deveria ser contabilizado como despesa, mas como investimento – como um cuidadoso e bem dimensionado investimento.

Organizações com esta abordagem estão e estarão sempre à frente de seus concorrentes. 

Num mundo em que comprar já não é apenas sobre necessidade, mas até sobre prazer e lazer, a correta e profissional exposição dos produtos é uma tarefa que só pode ser executada por quem a faz com responsabilidade, e não com ‘precinho camarada’.