carregando...
Profissão Atitude
O QUE PÕE UMA EMPRESA SOBRE OS TRILHOS DO SUCESSO
O QUE PÕE UMA EMPRESA SOBRE OS TRILHOS DO SUCESSO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

Ter o foco e o cuidado de que a empresa necessita para se fortalecer é difícil. 

Permita-me explicar:

Quando os negócios estão difíceis, o gestor vê-se afetado por problemas demais. Então ele busca atividades extras para espairecer e desviar-se das preocupações – o que é justo.

Quando os negócios começam a melhorar, ele se sente bastante eficiente para também desempenhar atividades paralelas. (Conheço um desses que tinha enorme êxito na área de supermercados quando resolveu investir seus lucros no segmento de imóveis de luxo. Perdeu os dois negócios de modo trágico. Virou exemplo de mau gestor.)

Qualquer atividade consome energia e tempo. Aquela força boa que gera ideias, perde-se em ocupações superficiais como fumaça ao vento.  Mas quando concentrada sobre o assunto central, é sempre eficaz.

A verdade sobre isso é que, assim como o pai é responsável pelo filho até que ele esteja apto a cuidar de si mesmo e obter seu próprio sustento, uma empresa carece de seu dirigente em igual proporção, até que suas áreas, processos e gestão, em si, produzam a sustentabilidade para que ela prossiga sob a batuta de outros.  

Sem as diretrizes do pai, o filho se perde. Sem a presença e o direcionamento do empreendedor, dificilmente outro profissional – por mais competente – terá paixão, intuição e  senso na medida precisa para levar a empresa ao patamar de resultados requeridos para navegar  no oceano das oportunidades. Depois disso, tudo se torna delegável a quem reunir conhecimento e responsabilidade para prosseguir.

Para quem não sabe, o poder do raio laser consiste em luz concentrada no mesmo sentido. É foco, portanto. O tempo todo.