carregando...
Profissão Atitude
O que afinal é uma equipe?
O que afinal é uma equipe?
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Acesse o nosso site de palestras: CLIQUE AQUI

Eu vejo que o trabalho mais complexo dentro de qualquer empresa consiste em transformar os grupos de pessoas em equipes.

Conheci gerentes que fracassaram por toda a vida profissional nesta tarefa. Mas dou graças por ter conhecido outros que tiveram sucesso.  Interessante é que estes últimos não eram pós-graduados, não tinham MBA e nem se dedicavam à leitura fanática de livros de gurus. Eles eram bons em incentivar as pessoas a se expressar e a se sentirem à vontade para expor suas próprias vulnerabilidades uns aos outros.

Elas podiam sugerir ideias sem nenhum medo de retaliação porque sabiam que isso não aconteceria. Críticas havia, porém, nunca agressivas e nem humilhação, ainda que aparecessem objeções. O comportamento de todos criava uma sensação de unidade ao mesmo tempo em que as incentivava a se arriscar. E elas se arriscavam criando alternativas, dando respostas às vezes absurdas a problemas, mas com vontade de participar. Todos sentiam segurança psicológica e acreditavam que juntos estavam seguros para correr riscos. Tinham certeza de que não haveria constrangimento, rejeição ou punição caso expressassem sua opinião.

Equipe é um ambiente.

Equipe é um estado mental com base na confiança interpessoal e no respeito mútuo.

Enquanto as pessoas não se sentirem à vontade para ser quem são, elas precisarão de muito esforço para ser o que o chefe deseja. E isso é estressante. Em breve elas se demitirão ou, se ficarem, salário será o motivo e a produtividade estará aos níveis mais desprezíveis. É que nessas condições, ainda que permaneçam, elas já terão desistido.