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O PODEROSO FATOR "ATENDIMENTO" SOBRE OS RESULTADOS DA VENDA
O PODEROSO FATOR "ATENDIMENTO" SOBRE OS RESULTADOS DA VENDA

Abraham Shapiro

Chego ao caixa de uma importante loja de departamentos de um Shopping  da cidade com uma mercadoria em mãos e a moça me saúda de modo estranho com a seguinte expressão:

- “Não fazemos trocas.”

Ela não fazia ideia de quão indignado eu já estava. A imensa loja não tinha atendentes. Então eu disse:

- “Você quer apostar como fazem troca, sim senhora???”

E ela:

- “Só se o produto tiver defeito de fabricação.”

- “Ok”, eu respondi.  “Então vocês fazem trocas!”

- “Com defeito de fábrica e a Nota Fiscal, sim;” –   ela retrucou com orgulho.

Saí daquela loja e publiquei o maltrato nas redes sociais. Esteja certo de que eles perderam bastante.

Muitos dirigentes comerciais decidiram pela pouca ou nenhuma atenção para o fator atendimento. O que deu neles? Em tempos de crise???!!!

As pessoas não pararam de comprar.  E na hora de fazerem suas escolhas, elas querem orientação sobre os produtos ou serviços que adquirem. 

Quando o time de colaboradores faz bem seu trabalho, o consumidor até compra mais.  Essa venda adicional sempre resulta da simpatia, do atendimento e do conhecimento que o vendedor  demonstrou ao  cliente. Foi a comunicação de confiança que transmitiu segurança a ele.

Se você seleciona bem o seu pessoal de venda,  faz treinamentos e acompanha de perto seu desempenho, não há dúvida de que colherá os melhores resultados do trabalho que eles realizam. 

Mas existe aquele empresário passivo que acredita administrar de sua piscina ou do campo de golfe, longe  do dia a dia de seus funcionários. Ele desconhece a realidade, mas supõe saber e estar certo. 

Eu sei exatamente como ele está agora. Quer saber? Culpando a crise por suas vendas estarem baixas.