carregando...
Profissão Atitude
O pânico se espalha fácil
O pânico se espalha fácil
ABRAHAM SHAPIRO

O pânico se propaga fácil. No entanto, a única alternativa prática, eficiente e racional é ter calma.

Observe como as coisas funcionam. Se você estiver num avião lotado e uma pessoa começar a gritar assustada com a turbulência, o pânico não se espalha. Mas se seis ou sete pessoas estiverem abaladas e manifestarem isso, é bem possível que este medo se comunique aos demais passageiros e a coisa fique feia.

Embora a calma seja um agente moderador em qualquer circunstância, não é tão eficaz em se propagar quanto o pânico.

Uma biblioteca geralmente é um lugar tranquilo. Sabe por quê? Por ser um local de estudo e leitura, o comportamento cultural dominante deve manter o silêncio. Neste caso e por esta razão, o coeficiente de propagação é suficiente para fazer o ambiente deste modo.

Contudo, sempre é preciso fazer um esforço para se criar atmosfera equilibrada, justamente porque a calma não compete com o pânico quando se trata de se espalhar, entende?

Estou tocando nesse tema devido ao que se observa nas mídias sociais nesses dias de isolamento. Tenho a impressão de que todas elas foram projetadas para maximizar o pânico das pessoas. A calma é abafada. Mas o pânico é ressaltado e amplificado.

E para agravar ainda mais, as pessoas descobriram que o pânico é uma ótima maneira de ganhar likes, ao mesmo tempo que as agências de notícias, de obter lucro financeiro.

Mas isso não melhora as coisas. Só propaga a raiva e o medo.

Se o pânico for útil, é claro que você deve provocá-lo. Mas raramente é!

Então aqui vai a minha dica. Fique fora dos excessos. Existem muitas coisas a fazer muito melhores do que espalhar pânico e notícias ruins. 

No final das contas, estar atualizado sobre notícias a cada minuto é uma armadilha.  Se você pensar bem, cinco minutos por dia é tudo de que você realmente precisa. Fuja de querer saber tudo. Já dizia o rei Salomão: “O muito saber traz sofrimento e dor.”