carregando...
Profissão Atitude
O MUNDO ESTÁ ALÉM DAS APARÊNCIAS
O MUNDO ESTÁ ALÉM DAS APARÊNCIAS

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

Nós estamos habituados a perceber somente a aparência. De tudo. Focamos sobre aquilo que os nossos sentidos captam e confiamos em que isto seja tudo. 

Começa já no ensino fundamental.  

Somos condicionados a pensar sem questionar. Quem não se lembra daquele clássico problema de matemática: “Joãozinho comprou 6 maçãs. Chegou em casa com duas. Quantas maçãs ele perdeu?”. O objetivo era ensinar que 6 menos 2 é 4.  No entanto, não aprendemos a questionar a informação de que Joãozinho pode não ter perdido maçã alguma. Ele pode tê-las comido, vendido, trocado por outro objeto, etc. Isso teria desenvolvido a nossa capacidade de pensar além do literal, além da aparente. 

Fixar-se na aparência é um ato de redução. E “reduzir” nos empurra a pensar que o que vemos é o que é. Mentira! A vida – em todas suas facetas – mostra que existe muito além do óbvio e da aparência, a cada instante.  E sempre há bem mais do que enxergamos. A ciência o comprova.

Ocorre que, por mais absurdo que pareça, só aqueles que incrementam esta competência é que alcançam a excelência na criatividade e no propósito de tudo o que faz e vive. Talvez dizer que “o essencial é invisível” aos olhos seja muito pouco. Não só o essencial é invisível aos olhos de quem não se esforça para ver além, como tudo o mais se torna invisível a ele. Porém, com toda certeza, só os olhos não bastam para ver por completo o que quer que seja.