carregando...
Profissão Atitude
O MEU ENCONTRO COM O SPARTACO
O MEU ENCONTRO COM O SPARTACO

Abraham Shapiro

Estive esta semana com um querido amigo, o Spartaco Puccia, diretor de uma das mais importantes e premiadas agências de Marketing e Propaganda de Londrina.

Sempre que eu o encontro, aprendo muito. Desta vez, o que veio valeu muito para mim, e por isso quero compartilhar com os meus leitores.

Disse-me o Spartaco que em qualquer situação é preciso considerar o ponto de vista do cliente e não desprezar o que ele sabe. Entender sua visão da maneira mais completa possível é ato de consideração, pois, se ele permaneceu no mercado durante algum tempo, suas escolhas tiveram valor – por mais que contradigam as regras do marketing ou dos livros de negócios.

Eu adorei ouvir isso, até porque, há poucos dias, os diretores de uma tradicional empresa do interior de S. Paulo solicitaram-me que eu avaliasse uma dificuldade que estão enfrentando no mercado em que atuam. Em reunião na empresa, eles verbalizaram sua descrença em consultorias porque há pouco tempo contrataram os serviços de um consultor que promoveu mudanças no logotipo, na papelaria interna e adquiriu pacotes de propaganda na tevê sem que precisassem. E o problema que desejavam resolver continuou lá. Triste saber. Porém, nesta crise de desemprego, serviços de consultoria e coaching viraram coisa mais comum do que pipoca em porta de cinema.

O Spartaco está certo. Deixe o cliente falar. Não pense que você sabe mais do que ele. Faz mal pensar assim. Só depois de ouvir bem seus anseios e visões comece a analisar suas necessidades reais. Isto será saudável para todos, e, com certeza, fará um cliente satisfeito.