carregando...
Profissão Atitude
O Método Cartesiano
O Método Cartesiano

ABRAHAM SHAPIRO 

__________________________________________________________________________________________

CONHEÇA UM TRABALHO CRIADO PARA O IMPULSO À SUA CARREIRA PROFISSIONAL.
ACESSE AQUI
__________________________________________________________________________________________


 

O Método Cartesiano, criado por René Descartes no século XVII, consiste no Ceticismo Metodológico, ou seja,  questiona-se cada ideia de que se pode suspeitar ou duvidar. 

De certa forma, pode-se afirmar que Descartes institui a dúvida quando afirmou que 'só se pode dizer que algo existe se puder ser provado'. Ele mesmo consegue provar a existência do próprio eu quando afirma: “Penso, logo existo”, considerando o ato de duvidar como indubitável.

Vamos pensar de modo prático. Você acredita em tudo o que lhe dizem? Quando alguém lhe traz um problema, você confia no que ouve? 

Se sim, não devia. 

A razão? Sempre há muita subjetividade, ponto de vista e interpretação pessoal em cada situação descrita.

Acreditar de primeira é imprudente. Isto advém do pensamento de Descartes. 

Eu aplico o Método Cartesiano como receita infalível para a solução de problemas. Venha comigo e vou compartilhar com você seus quatro princípios. 

Princípio Primeiro: Verifique se existem evidências reais e não duvidosas  acerca do problema em foco. Faça perguntas, questione insistentemente até saber ‘o que é’ e ‘como é’ problema –  sua dimensão, contornos, peso e demais características que o definam.

Princípio Segundo: Analise, isto é, divida ao máximo a situação em foco em unidades de composição fundamentais e estude cada uma das partes em  busca de sua solução específica.

Princípio Terceiro: Sintetize, ou seja, agrupe novamente aquelas unidades estudadas em um todo que seja verdadeiro e visualize agora a solução para este todo.

Princípio Quarto: Enumere todas as conclusões e princípios utilizados a fim de registrar o que foi desenvolvido e aprendido, afinal, trata-se de conhecimento ou mesmo de know how.

Concluo esta rápida visita ao Método com uma ideia de seu autor:  “Compreender algo é compreender sua causa, visto que tudo o que existe, existe como efeito.” Traduzindo: Só é possível resolver um problema por sua causa.