carregando...
Profissão Atitude
O LUGAR-COMUM DAS PALESTRAS DE MOTIVAÇÃO E DA AUTOAJUDA
O LUGAR-COMUM DAS PALESTRAS DE MOTIVAÇÃO E DA AUTOAJUDA

Abraham Shapiro

“Você tem uma forte necessidade de ser amado e admirado pelos outros mesmo sendo autocrítico demais. Até quando você vai duvidar das suas capacidades próprias? Você tem potenciais ainda não explorados dentro de si”.

E então? O que acha dessas palavras?

Noventa e nove por cento  das pessoas concordariam ser esse texto a descrição exata do que elas são ou sentem.

Em 2005, um grande jornal francês fez uma pesquisa curiosa. Enviaram um “balanço astral” parecido com esse  para mil e quinhentas pessoas que o solicitaram em resposta a um anúncio. Mil e trezentas declararam-se perfeitamente identificadas com o relato que, evidentemente, era o mesmo para todas.

Pare e pense que é exatamente isso o que fazem quase todos os livros de autoajuda e os charlatães que ganham dinheiro com palestras de motivação. Eles são quem são porque há ingênuos em todo lugar acreditando em que histórias engraçadas contadas por um sujeito com alguma oratória irão despertar a motivação de que elas precisam para o trabalho e para a vida.

Motivação não funciona assim. 

O único modo de uma pessoa sentir-se verdadeiramente motivada em relação à vida e ao trabalho é ter uma razão, um motivo, em tudo o que faz.

Sem um sentido claro, a vida é vazia. E viver uma vida vazia é alimentar-se de expectativas vãs, como o são muitas palestras de motivação.