carregando...
Profissão Atitude
O hábito nada antigo do banho diário
O hábito nada antigo do banho diário

ABRAHAM SHAPIRO

Você toma banho todo dia? Você sabia que tomar banho NÃO É uma necessidade básica diária? Nós sobrevivemos sem banho. Também não é uma necessidade imediata. Há quem diga que um banho agride o corpo removendo defesas naturais e expondo-o ao ambiente.

Mas este hábito é a resposta a apelos emocionais que os marqueteiros desenvolveram ao longo de várias décadas. Assim,  tomar banho diariamente tornou-se uma necessidade criada.

Os nossos bisavôs tomavam banho duas ou três vezes por semana. Não existia sabonete naquele tempo. Eles usavam sabão de coco ou neutro.

A explosão de consumo de sabonetes aconteceu entre as décadas de 1920 e 1940 nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil no início dos anos 50. A mídia de massa nos persuadiu a consumir sabonetes prometendo higiene, cheiro agradável e saúde.

Uma frase de efeito veiculada numa propaganda está na lembrança de muita gente. Ela dizia: “Nove entre dez estrelas de Hollywood usam sabonete Lux”. Esta, Daí o porquê achamos absurda a pergunta com que iniciei este boletim.

Eu tomo banho duas vezes ao dia. Uso sabonete e consumo outros produtos diferentes na minha toalete pessoal e não pretendo convencer ninguém a abandonar este hábito. Apenas mostrar que a venda de qualquer item que se imagine, acontecerá muito mais facilmente se vier acompanhada de um apelo emocional.

É simples. Todos nós somos seres emocionais. E sem mexer com a emoção, muita coisa pode ser boa, sim, mas nunca vai se perenizar como necessidade ou hábito sem que fale de algum modo aos nossos sentimentos... e nos cause uma sensação de estarmos fazendo a coisa certa.