carregando...
Profissão Atitude
O ENTUSIASMO
O ENTUSIASMO

Abraham Shapiro

Quantas boas ideias você já teve na vida? Pare um instante e conte quantas foram. E não se esqueça de incluir os insights captados em palestras, em treinamentos, ao ler uma matéria no jornal ou vendo televisão. O pensamento brilhou na sua mente e o encantou pelo desejo de realizá-lo.

Mas o que houve depois? Você acordou do sonho? A explicação mais provável é que o seu entusiasmo esfriou.

Entusiasmo é o que mantém o calor dos nossos planos e da própria vida. É o alimento que fortifica a autoconfiança e nos ajuda a superar obstáculos.

Você é capaz de se entusiasmar? Ou acaba cedendo aos "conselhos" dos seus "mui amigos" quando dizem: "Vá com calma! Não dê tudo de si!”?

Eu sugiro que você feche os ouvidos para qualquer pessoa que deseje esfriar o seu entusiasmo. Recue se for preciso. Não permita morrer a sua força interior e a fé, pois sem isto você estará definitivamente vencido.

Imagine que você plantasse uma vinha, cuidasse de seus primeiros brotos se abrindo em folhas e a aguasse na medida certa. E depois, você construísse uma parreira na qual ela lançasse suas gavinhas, até produzir os primeiros frutos. Se alguém se aproximasse dizendo: “Por que tanta dedicação? São simples uvas”. Você concordaria com ele? Se sim, estaria transformando em nada todo o seu trabalho. Seria uma genuína tolice.

Você – e só você – sabe quanto fez para protegerê-la dos insetos, do sol excessivo, das pragas e do frio. Desde o plantio você suou para cuidar dela. Estas uvas que acabam de nascer não são iguais às que se veem na feira ou no mercado. Elas são o prêmio pela sua devoção e esforço. E esta pessoa não faz a menor ideia disso.

Jamais assuma a visão displicente de quem não sabe avaliar o seu esforço. Não o ouça – por nada neste mundo!