carregando...
Profissão Atitude
O DINHEIRO QUE VOCÊ REALMENTE GANHA
O DINHEIRO QUE VOCÊ REALMENTE GANHA

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Um amigo de Minas Gerais costuma dizer: “Você ganha o dinheiro que não gasta!” O que ele diz, traduz-se como: “Saber economizar é o segredo do comportamento financeiro de sucesso – em casa, na vida pessoal ou na empresa.” 

Inexplicavelmente as pessoas por aqui agem como se a entrada de dinheiro no caixa fosse uma garantia permanente. Se as vendas estão altas, a produção em dia, o caixa suprido e o saldo na conta positivo, elas se comportam como se tudo fosse permanecer bem. Não poupam, não se importam com o investimento dos recursos e se encantam com a sensação falsa de que a vida toda será um "festival de vacas gordas”. No entanto, as crises são cíclicas – como as estações do ano –, elas se vão, mas voltam. 

Este modo de agir impõe ao sujeito a triste e desnecessária obrigação de apertar o cinto e de superar a ilusão.  E como sempre, quando isto acontece é tarde demais. 

Um empresário verdadeiramente sólido adotará o modelo administrativo do grande e sábio José do Egito –  o jovem Judeu que se tornou governador das terras do Faraó, há quase 4 mil anos, como se lê na Bíblia.  O segredo de sua sabedoria em uma palavra é: provisionamento –  guardar uma parte do lucro de hoje para quando o futuro não for próspero.

Eu sei que você deseja fazer o seu negócio produzir todo o dinheiro que é possível e, caso consiga, parabéns! Então trabalhe com esforço e inteligência, sistematicamente. Guarde dinheiro quando tudo vai bem. Dê duro nos dias bons e produtivos para ter continuidade e suprimento quando chegarem os dias rigorosos de crise, que sempre chegam, até porque só se conserta o telhado quando não está chovendo.