carregando...
Profissão Atitude
Nem sempre é o que pensamos
Nem sempre é o que pensamos
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Como vai a sua vida pessoal? Você está crescendo?  E quanto à sua carreira ou os seus negócios? Você está se desenvolvendo?

É engraçado. Tantas vezes usamos palavras que parecem iguais sem pensar se elas realmente são. Acontece com ‘crescer’ e ‘desenvolver’.

O lixão de muitas cidades é um lugar que está crescendo todos os dias. E os cemitérios também.

Mas Beethoven, o compositor da famosa nona sinfonia, continuou se desenvolvendo muito depois que parou de crescer. Tanto é que sua famosa nona sinfonia foi composta quando ele já estava completamente surdo.

Então agora é possível entender a diferença.  Crescer se relaciona com “aumentar” – seja em estatura, número ou quantidade. Já “desenvolver”  tem a ver com evoluir, progredir, expandir  qualitativamente.

Quando eu leio um livro, posso crescer o meu conhecimento com as informações que ele me transmite. Mas só quando eu faço uso dessas informações de modo prático é que observo sua aplicação, enfrento desafios decorrentes disso e consigo fazer o meu pensamento ir além de onde ele chega até agora em relação àquilo. Isto é desenvolvimento.

Vamos tomar um exemplo que poderá mudar o seu rumo profissional, caso você se interesse ou tenha o desejo de liderar pessoas no seu ambiente de trabalho.

Há um livro chamado: O Novo Gerente Minuto. O autor é o Dr Kenneth Blanchard. Se você lê-lo de capa a capa, irá conhecer três técnicas importantíssimas de liderança. Você irá crescer em conhecimento a ponto de falar sobre ele em conversas com amigos ou colegas e mostrar que você sabe algo de muito valor. 

No entanto, só depois de você se esforçar para empregar essas três técnicas na prática é que irá desenvolver o seu entendimento e o discernimento sobre como obter o máximo benefício de tudo o que o livro transmite.

Então agora eu vou repetir as perguntas do início:  Como vai a sua vida pessoal? E o seu trabalho? Você está crescendo ou desenvolvendo?