carregando...
Profissão Atitude
NÃO TEM CLIENTES? DE QUEM É A CULPA?
NÃO TEM CLIENTES? DE QUEM É A CULPA?

ABRAHAM SHAPIRO para o Bolg Profissão Atitude

Vendedor inteligente não fala só de produtos e da concorrência. Ele sabe tudo sobre os negócios do cliente e fala sobre isso como prova de cuidado e cooperação. E quando se põe cara a cara com o cliente, não perde a oportunidade de pôr isso tudo em prática.  

O cliente reconhece esse esforço e exclui as alternativas de concorrência porque confia em alguém que age assim. Este não é um vendedor como os outros, mas um parceiro de negócios, um autêntico consultor de vendas.

Visitas pessoais a clientes não são apenas importantes. São cruciais.  Conhecer a empresa do cliente é a bússola que direciona as ações de vendas dos grandes profissionais.

Quer entender? Sem este conhecimento, o vendedor será superficial e interesseiro, pois só terá competência para falar de seu produto. A resposta do cliente será aquela já bem conhecida: “O produto concorrente faz o mesmo, e custa mais barato.” Aí ou você reduz o preço, ou perde a venda!" 

E ele está certo! 

Não há diferença alguma. E serei rude: este ‘vendedorzinho’ não deseja conquistar clientes. Só quer vender sua cota. E de qualquer jeito. Quem vai pagar por isso? Afinal, produtos são quase todos iguais hoje em dia!

Dá trabalho, sim. E cansa.  E exige planejamento, estudo e pesquisa. O caminho é pedregoso. Mas dá lucro. E faz clientes fiéis. Quem é louco de trocar um vendedor parceiro por outro que só vem com “papo de produto barato”?

O vendedor que só quer ganhar dinheiro do dia para a noite não está disposto a trabalhar duro.  Por isso sofre, nunca alcança o que tanto almeja e acaba sobrando no mercado.

Mas sejamos sinceros: de quem é a culpa?