carregando...
Profissão Atitude
NÃO JULGUE E NEM CONFIE SEM PROVAS
NÃO JULGUE E NEM CONFIE SEM PROVAS

Abraham Shapiro

A abelha e a formiga eram boas amigas. A abelha gostava dos alimentos que a formiga armazenava durante o verão, e a formiga era louca por mel. Elas sempre trocavam presentes, e mantinham a convivência saudável.

Certo dia, a formiga precisou viajar e deixou a chave de sua casa com a abelha.

Passados alguns dias de ausência da formiga, a abelha sentiu a tentação de entrar na casa para se servir de um pouco de alimento. Mas seus princípios contiveram seu desejo.

Meses depois, foi a vez da abelha ter de se ausentar por algum tempo. Naturalmente, deixou a chave com a formiga, que não se fez de rogada. Entrou na casa da abelha e comeu o que pôde. Sabe por que? A formiga pensou:  

– Tenho certeza de que, enquanto deixei a chave de casa com a dona abelha, ela assaltou a minha despensa de modo tão perfeito que, até agora não achei marca alguma de seu furto. Chegou a minha vez. E, para descontar, farei um banquete.

Que história terrível. 

Veja que muitas das nossas pressuposições podem não só estar erradas como induzir a falhas graves. 

Quantas vezes você e eu agimos acreditando que fulano é isso ou aquilo, sem prova alguma, apenas por intuição ou pressuposição? 

O que vem depois é só uma coisa: problemas.

É claro que o excesso de confiança ou a falta dela pode estragar tudo. No entanto, pior do que isto, é julgar sem evidências ou provas e agir injustamente pensando estar certo.