MINDFULNESS: NOVA MODA CORPORATIVA
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
Estamos novamente convivendo com mais uma moda corporativa. E ela se chama: mindfulness. Seus ferrenhos pregadores dizem ser a via rápida para uma liderança melhor.
Mindfulness é um método para mudar o foco da atenção “para dentro” do ser humano a fim de observar pensamentos, sentimentos e ações sem julgamento ou interpretação. A tradução da palavra inglesa seria: “atenção total”. É uma forma de “meditação”.
Mas será que isso traz tantos benefícios quanto os fanáticos da novidade querem nos fazer acreditar?
Para começar, é preciso entender que a tal mindfulness não é milagre. É óbvio que mais foco no trabalho aumenta a produtividade, melhora resultados em projetos e facilita as condições de gerenciar crises com mais confiança. Ou seja, qualquer pessoa que faça o que quer que seja com a consciência máxima de seu propósito terá grandes benefícios como resultado, inevitavelmente. Sim, especialmente nos dias de hoje quando as pessoas, em geral, trabalham sem concentração. Portanto, atitudes muito simples e práticas farão por qualquer indivíduo o que todos esses livros e artigos em revistas querem comunicar como uma nova religião.
Quer saber? Novamente fuja da moda. Caminhe contra a manada. Busque aprender o que você ainda não sabe, praticar, aperfeiçoar-se naquilo que você faz implementando valores elevados e seriedade.
Alcance metas e cumpra os seus compromissos. Isto sempre funcionou e jamais deixará de ser a base da eficácia de qualquer profissional.