carregando...
Profissão Atitude
Mantenha-se desenvolvendo e aprendendo
Mantenha-se desenvolvendo e aprendendo
ABRAHAM SHAPIRO

Leia o que disse William James, psicólogo norte-americano.

“A maioria das pessoas nada mais aprende depois dos trinta anos talvez porque após esta idade já conheçam os mistérios do sexo e obtenham o alimento, o abrigo e as vestes de que necessitam sem maior esforço ou trabalhar além do normal. A ambição diminui, e como elas continuam vivendo, tornam-se indiferentes a seu desenvolvimento.”

Acho que William James não estava 100% correto. Mas eu vejo muitos, muitos seres humanos – e também empresas – deixarem de aprender coisas novas cedo demais. Isto é mau. Sabe por quê? É partir dos trinta que os problemas e as perturbações começam a ser realmente úteis. É quando o indivíduo e as organizações são obrigados a abandonar o comodismo e aprender o que ainda não sabem.  Disso é que dependem sua sobrevivência e sua prosperidade.

Crises e dificuldades são situações que podem recolocar o indivíduo adulto numa perspectiva de aprendizagem real e profunda. São eventos nos quais permanecer na apatia não é opção.

Há um ditado que diz: “Enquanto você está verde, está crescendo”.  Considere-se então como uma fruta sempre verde já que as maduras começarão a passar, e depois a apodrecer. Em outras palavras, mantenha-se por toda a vida na condição de aprendiz.

Uma das árvores que eu mais admiro é o carvalho. Mesmo alto e velho, o carvalho continua lançando seus galhos para aproveitar o ar, a luz e manter-se forte.

Aprenda, cresça, pratique o que tiver aprendido e faça disso a base da sua vida. O contrário é a morte. E morrer custa caro demais!