LOGOTIPO OU LOGOMARCA? QUAL A PALAVRA CORRETA?
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude
Logotipo? Ou logomarca?
Muita gente – e até profissionais – hesitam na hora de escolher a palavra certa.
Pela etimologia, logotipo é a forma correta, porque “logo” também se traduz por símbolo, e “tipo” é forma, objeto.
Tudo bem. Mas se é simples assim, de onde vem a palavra logomarca, tão amplamente usada?
A profissão de Designer está em pleno desenvolvimento no Brasil. Existem muitos profissionais atuando nesta área e eles usam várias palavras ao descrever seu trabalho. Duas delas, por exemplo, são: layout e mockup.
Eles criaram a palavra logomarca e ela foi se infiltrando no vocabulário. Hoje é usada livremente, mesmo durante o processo de criação de logotipos.
Há quem argumente que logomarca é o que devia ser usado por causa da junção do nome da empresa ao símbolo na identidade visual, como é o caso da Coca-Cola.
O que mais importa, no entanto, é que logotipo não é apenas um desenho fofo que o seu sobrinho, que mexe com essas coisas de computador, sabe fazer muito bem.
Um logotipo é a cara que a sua empresa vai mostrar na rua. É o primeiro contato do seu cliente com o seu negócio. Então, todo cuidado estético, técnico e mercadológico é mais que necessário para que a sua mensagem seja transmitida e desperte o interesse no público ao qual ela se dirige.
E, finalmente, não posso deixar de lembrar um pequeno, porém, importante detalhe. Em se tratando de design: rápido, bom e barato são três atributos que dificilmente andarão juntos.