carregando...
Profissão Atitude
LIVRE, SIM, MAS NUNCA CONVENIENTE
LIVRE, SIM, MAS NUNCA CONVENIENTE

Abraham Shapiro

Como seria se houvesse um eclipse total da lua na segunda-feira às 3 da madrugada, mas só fosse conveniente para você assisti-lo na quarta-feira, às 4 da tarde? Eu tenho certeza que você NÃO perderia o espetáculo ao vivo por nada, não é mesmo? 

O que aprender disso? O “momento” é tudo! 

Há certas coisas na vida que só podem ser sentidas e vividas no instante em que ocorrem.

Mesmo nos negócios, algumas situações são inadiáveis e, se foremtratadas como especiais, podem se converter em vantagens diferenciadas numa negociação.

Vou dar um exemplo bem simples. 

Se você marcou para que alguém venha ao seu escritório, faça tudo para recebê-lo e dar-lhe toda a atenção que ele merece. Não mude a situação em curso por mera conveniência sua. Há uma imagem a ser cultivada: a sua, e também uma reputação.  Ignorar os efeitos desta atitude inconsequente seria uma certidão declarada de amadorismo.

Profissionais valorizam sua palavra, seu compromisso, consideram o tempo do outro, as palavras do outro, enfim, são responsáveis.

Você é livre, eu sei. Mas será que liberdade é fazer o que bem quiser, sem embaraços e sem consequências? Isto é libertinagem, não liberdade. É só pensar que James Bond, o Agente 007, tem ‘licença para matar’, e não liberdade para matar. 

Portanto, liberdade significa poder usar o livre-arbítrio para desenvolver-se e realizar boas coisas por si e pelos outros, já que a confiança surge quando temos a sensação de que a outra pessoa move-se por razões que não apenas seu próprio benefício.