Gerentes médios tendem a ser inseguros
ABRAHAM SHAPIRO
Tive oportunidade de discutir com o diretor de uma empresa sobre a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento. Ele estava confuso a respeito destes conceitos, assim como muitas pessoas à cabeça de importantes organizações.
Quando um gerente treina um colaborador de seu grupo de trabalho, ele o capacita em cada etapa do processo que terá de desempenhar. Isto requer organização e didática para que a transferência do conhecimento se junte às competências e às habilidades que o colaborador traz consigo pela formação que teve e pelas experiências profissionais anteriores.
O treinamento se completa com o acompanhamento que o gerente dará até que o colaborador atinja a eficiência esperada.
Ok. Isto é treinar. E o que é DESENVOLVIMENTO?
Desenvolver consiste em elevar o conhecimento do colaborador acima do nível da execução do processo, ou seja, a um ponto tal que ele consiga resolver por si próprio os problemas para os quais ele iria requerer seu gerente.
Quando eu disse isso, o diretor pulou da cadeira e concluiu que nunca gerente algum fez desenvolvimento em sua empresa. O melhor deles apenas treinou seu pessoal.
Eu lhe expliquei que a razão disto é cultural. Uma massa gigantesca de gestores médios brasileiros tende a ser de profissionais inseguros e de baixa autoconfiança. Eles temem deixar de ser o centro das atenções. Assim, fazem de tudo para que seu grupo dependa deles ao máximo possível. É que deste modo, eles acreditam que dificilmente serão demitidos.
Ficou claro?
Gerentes de verdade treinam e desenvolvem seus colaboradores porque querem ter tempo para a estratégia e para dar a atenção devida ao mercado em busca do sucesso de sua organização.