carregando...
Profissão Atitude
Fazer melhor!
Fazer melhor!

Abraham Shapiro

- “Fazer melhor.”

Quando eu uso esta expressão nas minhas consultorias, geralmente ela gera debate e controvérsias.

‘Melhor’ implica que o que temos agora está imperfeito. Logo, melhorar requer mudanças, e toda mudança assusta. Além disso, melhor pode estar nos olhos de quem vê. Melhor é uma afirmação que exige não apenas confiança para dizê-la, mas também otimismo de acreditar que é possível.

‘Fazer’. Fazer sempre significa algo que depende de nós. Alguém precisa melhorar. Quem é este alguém? Só pode ser você e eu. De fato, se você não deseja fazer melhor, você é parte do status quo –  o que é um problema.

‘Fazer melhor’, portanto, é uma ideia difícil de abraçar. 

O dia a dia nos empurra ao conformismo, a nos encaixar, e não a buscar melhorias. É por isso que a simples menção de ‘fazer melhor’ encoraja as pessoas a reclamar em vez de agir a respeito.  

Quebrar a passividade incomoda porque a passividade não quer que você se empolgue, não quer que você atualize os seus ‘sistemas’ e evolua. 

Tudo no nosso mundo foi construído: a água que bebemos, a comida que comemos, o lugar em que vivemos. Se isto é bom, só é bom porque alguém, uma ou duas gerações atrás, decidiu melhorar. E se não é bom ou não é bom o suficiente, só cabe a nós agirmos para melhorar.

Podemos olhar o mundo ao nosso redor e não enxergar nada, ou se nos permitirmos ver bem, encontraremos algo em que podemos investir esforço a fim de ‘fazer melhor’.

PS: Cada um de nós tem oportunidade de fazer melhor, de desenvolver visão, propor uma mudança, fazer o trabalho duro para melhorar as coisas. É por nossa conta, agora. Faça as coisas melhorarem fazendo coisas melhores.