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Profissão Atitude
Exclua os queixosos da área comercial da sua empresa... ou não os contrate
Exclua os queixosos da área comercial da sua empresa... ou não os contrate

Abraham Shapiro

Uma das áreas em que eu me especializei ao longo dos anos foi a Psicologia de Vendas, que trata das condições psicológicas reais que influenciam o processo de negociação desde a apresentação do produto até seu fechamento.

Eu adoro trabalhar com vendedores. Especialmente com aqueles que acreditam precisar de conhecimentos novos para progredir. O problema são os que pensam saber tudo, e só reclamam.

Eu conheci o agente comercial de uma empresa de locação de áreas para lojistas que aceitou este trabalho por falta de opção e para romper o longo período em que estava desempregado desde sua última demissão.

O sujeito não havia se ajustado em nenhum posto de trabalho até aí. Criava problemas por onde passava e não se importava com a possível causa desse desajuste.

Ele começava em cada empresa com grande esperança. Com o tempo, não alcançava seus objetivos financeiros e partia para produzir uma avalanche de queixas de tudo e todos.

Reclamar é a coisa mais fácil da vida. A mais difícil? É ter coragem para tomar decisão e agir.

O tal fulano está agora como sempre esteve: empregado, mas buscando uma nova colocação. Recentemente participou de um processo de seleção numa companhia congênere, mas foi reprovado, é claro. Detectaram seu alto nível de insatisfação e despreparo técnico. Mas ele continua achando que sabe tudo e o mundo é que está contra ele.

A conclusão? Pessoas queixosas são, em si mesmas, o problema de que elas mais se lamentam, mas não querem saber... até porque botar a culpa nos outros é mais simples do que resolver suas mazelas pessoais. E se elas  estiverem em vendas, pode crer, não trarão os resultados esperados.