carregando...
Profissão Atitude
EU QUERO ME DESENVOLVER
EU QUERO ME DESENVOLVER

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

Crescer ou desenvolver? O que é melhor? 

Parece pergunta sem sentido, já que as duas  palavras são próximas no uso comum,  inclusive no dicionário. Mas na prática, crescimento e desenvolvimento são coisas diferentes. 

Olhe para os lixões. Olhe para os aterros sanitários. Eles estão crescendo. Os cemitérios também. No entanto, Einstein, Beethoven e Leonardo da Vinci são exemplos de pessoas que se desenvolveram e continuaram a se desenvolver muito, mesmo depois que pararam de crescer. 

Crescer é aumentar o tamanho, o número. É quantitativo. 

Desenvolver é diferente. É qualitativo. É, por exemplo, aumentar a capacidade, melhorar a habilidade e o conteúdo, corrigir a rota para alcançar um alvo superior. De outro modo: desenvolver é aumentar o potencial do futuro, otimizar a  visão, e consequentemente, as realizações. 

Uma empresa cheia de dinheiro pode tornar-se mais rica do que já é, porém, não mais desenvolvida. Outra empresa, passando por dificuldades, não necessariamente é ou será menos desenvolvida. 

Um ser humano pode crescer demais. Uma empresa também pode. Mesmo assim, desenvolver é superior a crescer. 

Desenvolver é maior, é mais elevado e, por isso, mais saudável para a pessoa, para a empresa, para os colaboradores e para toda a sociedade.