carregando...
Profissão Atitude
ESQUECEU-SE DO NOME DO AMIGO QUE NÃO VIA HÁ TEMPOS?
ESQUECEU-SE DO NOME DO AMIGO QUE NÃO VIA HÁ TEMPOS?

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

O ouvinte Flávio Destro encaminhou-me um email com uma pergunta. Ouça:

“Alguém a quem não via há anos me encontrou outro dia e me saudou com um grande sorriso e um caloroso aperto de mão. Era um amigo perdido. Embora ele se lembrasse de mim, eu não conseguia lembrar seu nome e tinha receio de perguntar para não envergonhá-lo. Qual é a coisa certa a fazer nessa hora?”

Flávio. Quase todos nós já nos vimos nessa situação. Existem  “n” maneiras de resolvê-la, até porque seria perfeitamente possível manter uma conversa sem revelar que você não se lembra do nome deste amigo.

Talvez a melhor opção seja a franqueza.  Confesse que o tempo fez você esquecer quem ele é, apesar de lhe parecer familiar. É claro que isso normalmente desperta uma reação de orgulho pelo fato de que ele se lembrou, e você não. Mas saiba que as pessoas geralmente não esperam que você se lembre delas antes de se identificarem, até porque o tempo muda a aparência e enfraquece a memória. 

Uma vez que ele lhe diga seu nome, a sua lembrança trará fatos à sua mente e você poderá fazer perguntas que provem a sua reconexão com ele e com qualquer pessoa a quem não via há anos.

Vá em frente e desculpe-se por esquecer o nome do seu amigo. Mas mantenha o clima de alegria e aproveite o reencontro.