Erros e falhas: como corrigir
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão AtitudeOscar Wilde, pensador inglês, disse: “Experiência é o nome que todos dão aos próprios erros.”
Todo mundo comete erros. Algumas pessoas aprendem com eles enquanto outras os repetem e talvez emburreçam.
Existem diferentes tipos de erros.
Erros de fato: aqueles que ocorrem quando o processo errado é executado.
“Branco”: típico em alunos na hora da prova. Quem jamais disse: “Eu estudei e sabia a resposta, mas na hora deu branco”. O branco é um erro que ocorre quando se esquece uma parte do processo.
E o terceiro tipo são os deslizes – erros que ocorrem quando o processo certo é executado de modo errado ou incorreto.
Porém, a lição fundamental sobre este tema é: “Só se resolve definitivamente um problema por sua causa!”
A causa que origina qualquer coisa – seja um comportamento, um pensamento, uma atitude ou mesmo um problema – recebe o nome técnico de causa-raiz. Você não deve jogar a casca de uma banana no chão para que ela não seja a causa-raiz do tombo de uma pessoa que escorregar ao pisar nela.
Portanto, se o único meio de resolver definitivamente um problema é através da causa que o gerou. Então: investigue e encontre a causa-mãe. Após isto, você poderá, de verdade, fazer um plano que o resolva!