carregando...
Profissão Atitude
É possível resolver o "enrosco" da empresa familiar
É possível resolver o "enrosco" da empresa familiar
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Eu estou a 22 anos lidando com empresas familiares. 

Sabe? Resolver a Gestão Corporativa da empresa familiar - a empresa em si, o gerenciamento e a organização dos negócios -  é relativamente fácil. É a face profissional da moeda e, por isso, é tarefa objetiva e também lógica; geralmente funciona como a matemática.

O entrave está na Governança Familiar. Isto é bem mais complicado porque implica lidar com conflitos emocionais profundos.  Ninguém gosta de enfrentar estas questões porque temem se expor e abordar  os problemas perante a família ou mesmo perante os profissionais.

Mas se os conflitos não são tratados e resolvidos, há uma probabilidade gigantesca de virem a influir negativamente no desempenho operacional da empresa no médio e longo prazo e levá-la à falência, além de prejudicar de modo fatal as relações familiares.

É fato que grande parte das famílias abastadas  concentra uma verdadeira “fogueira de vaidades”, inseguranças, rancores e culpas.... além de manias e vícios de comportamento muito particulares. A raiz disso está no fato de que o pai ou a mãe , fundadores da empresa, mimaram os filhos e os deixaram fora das dificuldades e do histórico porque passaram. Os filhos usufruíram só dos benefícios e nunca tiveram contato com os desafios e crises que fazem parte de qualquer negócio –  mais ainda no Brasil.

Isto não é bla bla bla. Talvez você ainda não saiba que 70% das empresas familiares encerram suas atividades com a morte de seu fundador...  e o ciclo médio de vida delas é de 24 anos. E para agravar, dos 30% que sobrevivem na segunda geração, só uma ínfima minoria perdura até a terceira geração.

A sabedoria diz que  nesta vida só não há solução para a morte. Então,  se a sua empresa ainda não morreu, podemos visualizar juntos as possibilidades para que ela não faça parte desta infeliz estatística. Você quer? Se sim, parabéns. Este é o primeiro passo para mudar o cenário.  Ligue-se aqui no meu blog e me siga nas Mídias Sociais que vou apresentar várias propostas que vão ajudar.