carregando...
Profissão Atitude
Do que depende o engajamento de  funcionários?
Do que depende o engajamento de funcionários?
ABRAHAM SHAPIRO

Estudos sobre engajamento no trabalho revelam um importantíssimo viés atual e mensurável para todo tipo de empresa.

Em 2013, a Gallup Organization realizou no Brasil uma pesquisa de engajamento de colaboradores em um universo expressivo de 5.500 empresas. Concluiu-se que:

- somente 27% dos trabalhadores foram considerados engajados,

- 62% são desengajados e

- 12% foram classificados como ativamente desengajados e potencialmente hostis às suas instituições.

Uma pesquisa anterior realizada em 2012 pela consultoria Towers Watson também no Brasil,  produziu informações semelhantes. Por esta pesquisa:

- somente 28% dos profissionais brasileiros podiam ser considerados altamente engajados no trabalho,

- 30% estavam desengajados,

- 26% sentiam-se sem suporte organizacional e

- 16% consideravam-se desvinculados de suas empresas.

A conclusão que ambas pesquisas apontam converge para a importância do gestor no engajamento. Vou mencionar duas frases extraídas dos relatórios. A primeira:

“Os líderes são a chave do engajamento dos empregados”.

E a segunda:

“As empresas que se concentrarem em formar líderes engajados verão um impacto exponencial no envolvimento dos funcionários”.

Isso destaca a forte correlação encontrada entre liderança e os demais fatores principais de engajamento, o que talvez não seja novidade nenhuma para você.

O único problema é que uma empresa com um grupo de gerentes de várias áreas, terá em seu gestor geral – ou diretor presidente –, a grande e mais importante fonte de exemplos e inspiração. Se este falhar – como profissional ou como ser humano –  em ser o exemplo no cumprimento dos valores centrais da organização, nem mesmo um profeta da Bíblia terá condições de alinhar os demais gestores a que atuem positivamente no engajamento dos funcionários. E sabe o que? Essa empresa irá padecer, quando não quebrar ou falir, mesmo atuando em um mercado consumidor e lucrativo.