carregando...
Profissão Atitude
DINHEIRO NO LIXO
DINHEIRO NO LIXO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Todo mundo sabe o que é desperdício e que é preciso evitá-lo.

Desperdiçar é esbanjar. É gasto que nada produz. É o papel sem uso que vai para o lixo. A caneta que ainda tem carga e já foi substituída. A lâmpada deixada acesa sem ninguém no ambiente. A água da mangueira que a mulher usa em lugar de uma vassoura. Enfim: desperdícios!

Eu me lembro de quando as construções civis perdiam enormes quantidades de material. Hoje, as construtoras fazem um trabalho intenso e o minimizam a próximo de zero. 

Você evita desperdício de energia, de comida, de material de limpeza porque o desperdício custa dinheiro. Ele reduz o seu ganho. E se esconde em pequenos detalhes.

Mas ele também está presente na vida profissional não apenas nas coisas. Quanto tempo e energia humana se desperdiçam no dia a dia? 

E sabe o que é ainda pior? São as pessoas sem consciência e sem educação. As que poupam o que é delas, mas “pisam fundo” no que é dos outros. 

O que se espera de qualquer indivíduo – pobre ou rico –, hoje,  é postura íntegra tanto com seus recursos, quanto com os de outros. Não importa de quem sejam. 

Cuidar bem e evitar desperdício são atitudes que revelam respeito e consciência. 

Então, por favor, faça a sua parte. E que seja um exemplo.