carregando...
Profissão Atitude
DIÁLOGO
DIÁLOGO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

Sempre fiz uma ideia do significado de diálogo.  Era algo que nasceu da experiência pessoal, por sinal positiva, de tudo o que vivi em família, com amigos e também profissionalmente. Mas só depois de me aprofundar no tema é que aprendi seu sentido maravilhoso.

Diálogo vem do grego: ‘dia’ e ‘lógos’.  Sua interpretação aproxima-se de: “significado que se move através das palavras”. 

Você encontrará diálogo como ampla ferramenta de trabalho dos filósofos gregos. Também está presente na Bíblia Judaica e até nas mais distantes culturas indígenas do Planeta.

O diálogo é, na verdade, a única forma de aprofundar a comunicação entre as pessoas.  E não só. Eu o interpreto como o modo ideal  para se criar um ambiente que fomenta a confiança, o respeito e valoriza a diversidade entre os seres humanos. 

Penso, com toda convicção,  que diálogo é tão essencial para a vida quanto comida e água.

Calcule os problemas  que evitamos,  os obstáculos que removemos nos relacionamentos através do diálogo pelo simples fato de ser um poderoso estímulo  à cooperação mútua.

Só o diálogo produz o benefício sagrado do entendimento em lugar do que a discussão tantas vezes não consegue.  

A intenção de uma discussão é, geralmente, expressar um ponto de vista, tratando de convencer ou persuadir. Como as visões podem diferir notavelmente, uma discussão pode acabar em  divisão e polarização pela tendência a defender as próprias opiniões e a adotar posições rígidas.

O diálogo nos leva a suspender o apego a um ponto de vista determinado para que possam se desenvolver níveis mais profundos de atenção, síntese e sentido. Em lugar de querer ter razão e ver quem está errado, cada parte envolvida procura descobrir um significado mais profundo por trás das diversas opiniões expressas.

Eu posso garantir que a paz é profusamente possível através do diálogo. E igualmente: a negociação ganha-ganha, a tranquilidade, o bem-estar .... e porque não a satisfação?