carregando...
Profissão Atitude
Detalhes fazem a diferença
Detalhes fazem a diferença
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

"O diabo está nos detalhes". Durante anos ouvi essa expressão sem entender. Quando entrei para o mundo das palestras, ela passou a fazer sentido para mim.

Eu aprendi que qualquer coisa que pudesse dar errado, acabava dando mesmo: sala errada, data errada, equipamento que não funcionava, falta de controle da temperatura ou iluminação, impressão das apostilas incorreta ou em quantidade insuficiente. São exatamente os detalhes que você não verifica que frustram o sucesso que você espera alcançar. Hoje eu faço questão de chegar bem antes do tempo em qualquer apresentação para verificar tudo.

Na mesma situação, eu vi pessoas apresentando propostas para seus gerentes ou clientes potenciais, sem pensar e analisar todos os passos e consequências daquilo que iriam dizer. A ideia em si era ótima. O produto ou serviço a ser vendido era excelente. Mas elas não avaliaram quais recursos seriam necessários; quanto tempo levariam para dizer o mais importante; se a ocasião era propícia; quem mais na empresa seria afetado com a mudança proposta; que perguntas e objeções previsíveis seriam feitas etc. Resultado? Nada funcionou. Tanto o profissional quanto a ideia naufragaram. Qual foi a causa? Detalhes.

Você está prestes a fazer uma apresentação? Tenha a capacidade bem desenvolvida de pensar em todos os problemas possíveis e antecipar uma solução para cada um deles. Quanto mais, melhor. Só assim você poderá ver o que deve ser feito para impedir os problemas e realçar as boas condições.

No meu caso específico, consegui aprender algo prático que virou um indicador da minha eficiência pessoal. Enquanto eu não conseguir pensar em nenhum problema ou objeção que possa ocorrer, tenho 100% de certeza de  que há ainda muito trabalho esperando por mim!
Se quiser alcançar bom desempenho, procure “pelo em casca de ovo” e “chifre em cabeça de cavalo” antes de se apresentar. São os detalhes que comprometem o seu sucesso. Trabalhe forte! Prepare-se bem!