carregando...
Profissão Atitude
Destrua os seus deuses
Destrua os seus deuses
ABRAHAM SHAPIRO

Quer ver como o pensamento de gente comum funciona? Dia desses uma pessoa me disse de um modo altamente convicto:

- “O Google é bem-sucedido porque a empresa vive uma cultura da criatividade.”

Aí, ela mencionou mais duas ou três outras empresas que também são criativas e, portanto, bem-sucedidas... e isso foi uma evidência de confirmação ao que ela desejava provar para mil.

Então eu lhe mostrei que havia um ponto falho em sua demonstração. Ela não se deu ao trabalho de desenterrar uma evidência que contradissesse seu pensamento, ou seja, de procurar empresas que cultivam uma cultura da criatividade, mas que não são bem-sucedidas e também aquelas que são bem-sucedidas, mas que não vivem uma cultura da criatividade.

Eu sei que existe uma grande quantidade de ambos os tipos. Mas aquela pessoa as ignorava intencionalmente. Se citasse uma delas – uma só – , sua convicção iria para o brejo.

Você ainda não percebeu, no entanto, segundo este mesmo princípio, manuais sobre como ter sucesso e ser feliz são escritos todos os dias e colocados nas prateleiras de grandes lançamentos de autoajuda das livrarias de todo o mundo. As teorias mais banais e imbecis são apresentadas neles. Coisas como: “A meditação é a chave para a felicidade”. Obviamente, o sábio autor conta com uma montanha de exemplos para confirmá-las. Em contrapartida, de acordo com a evidência contraditória de que falei ali em cima, há pessoas que são felizes sem meditação e pessoas que, apesar da meditação, são infelizes. É lamentável que muitos leitores acreditem nesse tipo de besteira.
Como podemos nos proteger? Não transforme em deus o que você cria, pensa ou aprende.  Lute contra a confirmação das suas teorias e convicções pessoais.

Escreva os seus dogmas – a sua  visão de mundo, as crenças que você mantém sobre investimentos, sobre casamento, cuidados com a saúde, dietas ou mesmo sobre as estratégias da sua empresa ou carreira – e comece a procurar evidências que contradizem estas suas certezas. É um trabalho árduo. Mas nisto pode estar a sua salvação como ser humano e provavelmente também como profissional.