carregando...
Profissão Atitude
DESAFIOS: COMO ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS
DESAFIOS: COMO ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Quantas vezes você já ouviu a palavra “resultado”? Remuneração por resultados, gestão por resultados, resultado financeiro, resultado das vendas etc.

Agora pense: "O que, de fato,  é 'resultado'?"

Resultado é a resposta a um desafio.

Imagine qualquer desafio imposto sobre si. A resposta a ele - boa ou não - irá produz um resultado.  Qualquer um: bom ou não. 

Se este desafio for maior do que a sua habilidade de resposta, o resultado produzido negativo.

Por outro lado,  se a sua resposta for maior que o desafio, o resultado será positivo.

Não havendo resposta, é óbvio, o resultado será nenhum.

Uma meta de crescimento nas vendas de 50% sobre o mês anterior em meio a uma economia em recessão é, sem dúvida, um desafio normalmente maior do que a capacidade de resposta dos vendedores. Provavelmente o resultado será negativo – a menos que algo seja feito para alinhar a capacidade de resposta ao desafio, por exemplo, reduzir o preço do produto ou aumentar o prazo de pagamento.

Todas as pessoas mentalmente normais desejam produzir resultados positivos. É da natureza humana almejar o sucesso. Para que isso seja possível só há duas possibilidades.  Ou se reduzem os desafios, ou se aumenta a habilidade de dar resposta.

Suponha que você  tenha um compromisso marcado para as 9 hs e deseje chegar a tempo.  O seu desafio poderá ser o trânsito caótico por volta das oito e meia. Portanto, responder à altura deste desafio consiste em sair mais cedo de casa. Outra posssibilidade bem mais cara seria alugar um helicóptero.

A melhor resposta aos grandes desafios da vida e do trabalho é a nossa capacitação. Quanto mais nos dedicarmos a melhorar as nossas competências individuais, mas prontos estaremos a dar respostas à altura ou superiores aos problemas e adversidades que nos sobrevierem. Isto é o que nos fará, enfim, realizar e acumular os melhores resultados.