carregando...
Profissão Atitude
DEIXE O MEDO FORA DA EQUAÇÃO
DEIXE O MEDO FORA DA EQUAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

“Na hora da decisão, ter medo equivale a falhar”. Ouvi isso de um empresário grande o bastante para não deixar dúvida do que diz. Conheço vários que têm este mesmo mérito.

Um gestor competente toma “n” decisões por hora. Se tiver medo, ele certamente não decidirá e os problemas se acumularão sem solução. Ou, se decidir o que quer que seja, não será firme e nem consistente.

Por isso, ao promover um colaborador a um cargo de gestão, não o faça se ele tiver medo, ainda que medo, em certo nível, seja um atributo natural no ser humano.

Toda promoção requer um levantamento do perfil e das principais competências dos candidatos envolvidos. O medo é fator importante nesta investigação psicológica.

Quando o medo provém do fato da pessoa não se achar habilitada o suficiente, isto é contornável.  Resolve-se com sucesso.

Mas medo sem motivo é fraqueza de personalidade. O fato do indivíduo não saber controlá-lo mostra ser ingovernável para ele. Neste caso, trata-se de ponto fraco e pode indicar que seu desempenho será tanto mais fraco quanto maior for o risco envolvido na decisão.

A verdade é que só erra quem faz. Mas, as pessoas que fazem são aquelas que não têm medo de errar.