carregando...
Profissão Atitude
CUIDADO COM  OS TRAPACEIROS DO COACHING
CUIDADO COM OS TRAPACEIROS DO COACHING

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

É incrível o que há de teorias, filosofias, bla-bla-blás de toda natureza inundando as mídias sociais a respeito de gestão, coaching, liderança etc. Num piscar de olhos, todo mundo virou mestre em gerenciamento e orientação de executivos. 

Acontece que a maioria astronômica desse pessoal jamais teve uma empresa. Muitos dos que trabalharam numa, não passaram do desempenho medíocre  e desprovido de resultados que contribuíssem, de fato, para seu crescimento e desenvolvimento. 

Seria muito diferente ouvir ou ler o que gestores experientes, administradores e empreendedores de resultados têm a dizer. Refiro-me àqueles que dão sua cara a bater pela mão forte e pesada de um mercado desordenado e assimétrico, exatamente como é o meio empresarial brasileiro.

Eu respeito um empreendedor. Eu respeito um empresário que esteja há cinco, dez, quinze anos ou mais na luta.  Eu respeito executivos que promovem número com valorização do ser humano. Certamente eles não gerenciam em conformidade com as teorias que os caça-níqueis querem fazer emplacar em vídeos da Internet ou textos mirabolantes, mas eles sabem decidir e gerir. Eles sabem manter-se em pé a despeito dos golpes violentos que lhe dão. E só não fazem melhor pelas condições  de seu contorno.

Recém-formados não têm por onde e nem como instruir nada a ninguém.  Eles receberam aulas de muitos professores que igualmente jamais trabalharam senão em salas de aula e sequer supõem ser a vida de trabalho duro do mercado.

Empresa é prática. Empresa é operação, é decisão, é “tudo ou nada”.

Esses coaches, consultores, mentores darão consultas? De quê? Palestras? Qual tema mereceria o prestígio de quem quer que seja? O que é que que eles têm a ensinar, orientar ou pelo menos contar?

Vi um sujeito que se autodenomina filósofo pregando diretrizes empresariais num vídeo.Ele só deu aulas até hoje. É um fanfarrão.

Aqui vai a diretriz mor para a contratação de qualquer pessoa para dentro da sua empresa: tome referências. Pesquise resultados anteriores. Vá ao passado deles. 

Deseja ler algo que presta? Eu recomendo “O GERENTE EFICAZ”, de Peter Drucker. É a fonte mais confiável de onde você pode e deve matar a sua sede.  

Para todos estes pistoleiros, vá por mim: feche os ouvidos e os olhos.  É trapaça!