carregando...
Profissão Atitude
Como você se define?
Como você se define?

Estudos mostram que as pessoas geralmente se lembram do início de algo – primeira impressão – e do final de algo – última impressão. O meio é lembrado de  modo nebuloso.

Em geral, a parte que se lembra mais claramente é como algo termina porque está mais fresco na nossa memória e tende a realçar como nos sentimos sobre toda a experiência.

Isso é particularmente verdadeiro nos relacionamentos. Por exemplo, quando há um fim súbito e amargo para um casamento de longa duração, muitas vezes se torna difícil demais qualquer uma das partes lembrar que a grande maioria dos anos que passaram juntos foram felizes e valeram a pena. Em vez de valorizar seus bons anos, tendem a permitir que o fim defina o todo.

A natureza humana é ter uma amnésia de perspectiva de longo prazo. Preguiçosamente, vemos a qualidade das nossas vidas pela forma como nos sentimos hoje. É por isso que a maioria das pessoas vê seus relacionamentos pessoais e comerciais sob a ótica de ‘o que você fez por mim ultimamente?’

Eu penso que podemos usar esse déficit de perspectiva em nosso favor também.

A mensagem aqui é que os erros que cometemos no passado ou as coisas desagradáveis que nos aconteceram não precisam nos definir. 

É claro que devemos assumir responsabilidade pelas nossas ações. Contudo, é importante entender que não estamos presos ao passado. Podemos nos comprometer em ser melhores e nos planejar para um futuro melhor.