carregando...
Profissão Atitude
COMO VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO O SEU FUTURO?
COMO VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO O SEU FUTURO?

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Pesquisa recente nos Estados Unidos concluiu que, entre as competências pessoais necessárias para que o país continue líder mundial neste século está o gerenciamento da informação por meio da comunicação oral e escrita, ou seja, capacidade de ler, falar e escrever bem.

A necessidade de desenvolver estas habilidades é séria, até  porque passamos a maior parte do tempo defendendo os nossos pontos de vista, falando com pessoas e tentando motivá-las.

Todos já sabem que o mais importante não são as informações em si que adquirimos, mas o ato de transformá-las em conhecimento. Informações são tijolos; conhecimento é o edifício que construímos com eles.

Então eu pergunto: Onde é que você tem buscado os seus tijolos? Só nas mídias?  Já é alguma coisa, sim. Mas será isso bom?

Permita-me ser muito franco e ir direto ao ponto. Quantos livros você leu nos últimos seis meses? –  livros que formaram novos pensamentos e modelos mentais no seu cérebro.

E literatura? Não me refiro a best-sellers, mas aos clássicos. Você já leu, por exemplo, Thomas Mann, Goethe, Machado de Assis ou Baltasar Gracian? Parece tarefa de escola? Não, não é.  Hamlet, de Shakespeare, é uma peça de teatro que se lê em dois dias! E quanta coisa se aprende sobre o caráter humano ao lê-la!

Eu lhe trago esta dica, hoje, porque a cultura de massa é perigosa demais. Ela nos oferece uma espécie de “visão tubular” das coisas. É como se olhássemos apenas a parte da realidade que ela nos permite olhar e do modo como ela quer que nós a interpretemos.

Não fique apenas nas mídias. Vá além. Busque novas visões. Leia mais. Estude mais. O seu futuro e a qualidade dele estão nisso.