COMO VENDER TUDO MELHOR
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
Vou contar a história de um leilão em Nova Iorque em que chega a vez de um violino italiano do Século XVII. Os lances estão bem abaixo de seu valor estimado.
Então, um jovem bem trajado interrompe o evento, pede permissão ao leiloeiro, afina o instrumento e interpreta uma melodia com maestria. Todos se encantam. Após isto, o montante dos lances se multiplica. O arremate da peça supera as expectativas.
Valor depende da percepção das pessoas. Não é suficiente falar o quanto qualquer coisa vale.
Percepção é experiência. Se o cliente não percebe o valor, dificilmente ele compra.
Quando um laticínio lança um novo iogurte, distribui pequenas amostras nos supermercados para que o público o prove e constate seu sabor. Todos avaliam o produto ali mesmo. E ao constatar que é gostoso, a venda acontece automaticamente e não dependerá tanto do preço quanto do valor do produto instantaneamente comprovado pelo paladar do consumidor.
O rapaz que tocou aquele violino mudou o rumo do leilão. Os investidores presentes, que até então viam só uma caixa de madeira com cordas, tornaram-se capazes de enxergar muito além do que sabiam. Porém, só depois de ouvirem a música.
Vender é isto. É desenvolver percepções!
Toque o seu violino. Venda muito mais e melhor!